Por: Edu Alves, Julia de Paula, Larissa Falcão e Thielle Silva.
A Universidade é o ponto inicial para uma carreira profissional. É também, um universo de descobertas e adaptações reais sobre as vivências futuras dos indivíduos que estão a um passo de fomentar seus sonhos.
E é geralmente no ensino médio, que os sonhos e as metas profissionais nascem. Alunos de instituições públicas e particulares são estimulados socialmente a pensarem em opções futuras, relacionadas ao âmbito profissional. Para muitos, esse momento é desafiador e chega a atingir um nível de categorizar como “assustador”. Para outros, existe uma facilidade nesse momento de escolhas. Às vezes, por conta de adaptação natural com algumas profissões e/ou talentos que os acompanham desde a infância. Mas nem sempre isso é possível, pois quando impasses existem, dificuldades aumentam.
São estes mesmos jovens que passam a ocupar os centros universitários e tirar da imaginação, seus sonhos. E esse momento de fusão é fundamental para estruturar os profissionais graduados.
Um dos exercícios mais recomendados é justamente ouvir “a voz da experiência”. Ou seja, indivíduos que de alguma maneira, sejam experientes em áreas sinônimas e que tenham conteúdo para somar aos novos.
Segundo Karine Becke, nutricionista, o primeiro contato com o âmbito nutricional se deu à partir do cargo de responsável técnica de um restaurante. A profissional afirma que de início, essa não era a sua área de interesse ou pelo menos sua preferência. Mas, foi essa a primeira oportunidade que teve com o mercado de trabalho após a graduação. O que de todo modo, te auxiliou para novas iniciativas e novas oportunidades. Afinal, vivenciar novos desafios, é uma escolha quase obrigatória para os recém formados.
Já Márcio Silva, empresário, diz que por muitos anos acreditou que notas boas durante a graduação, eram suficientes para uma boa colocação no mercado, mas o profissional afirma que importante mesmo, é manter um bom network. Entretanto, garantir relações profissionais com indivíduos envolvidos nas áreas, é conquistar aos poucos mais afinidade e proximidade com o mercado.
Portanto, sabe-se que passear por novos caminhos, ouvir conselhos e seguir com foco, são comportamentos decisivos para dialogar com o sucesso profissional. Confira a reportagem na íntegra: