Com quatro linhas de estudo, projetos visam inserir alunos em pesquisas e potencializar seu olhar cientifico e acadêmico
Por Guilherme Moreira
Com o objetivo de inserir os alunos da instituição em pesquisas acadêmicas no fomento de projetos iniciação científica e, sequencialmente, ao nível de pós graduação, a Unijorge potencializa e qualifica discentes, por meio dessas práticas.
No portal da instituição, foi divulgado um edital, no início do semestre, onde estão expostas as mais de vinte linhas de pesquisa e estudo. Para os cursos de comunicação e design, quatro linhas estão sendo abordadas:
“Formatos experimentais para distribuição de conteúdo jornalístico” ;Orientado pela docente Talyta Singer, esta pesquisa, busca-se mapear e estudar como as tecnologias se aplicam nos mais diversos formatos de distribuição de notícias, focado no consumo da população universitária.
“Transformações nos modos de fazer e ver o audiovisual contemporâneo”; Por meio desta pesquisa, orientado pelo docente Leonardo Bião, pretende-se compreender as mudanças enfrentadas pelos meios comunicacionais, midiáticos e filmográficos, a exemplo de suas rasuras e principais alterações.
“A estética da gambiarra e o pensamento de design na direção de arte audiovisual”; Por meio do estudo de aplicação de materiais reaproveitáveis e recicláveis dentro de produções audiovisuais nacionais, Milena Paiva, docente e orientadora, busca compreender quais fatores implicam nessa escolha e como ela reflete no resultado dessas produções.
“Efeitos do design no lúdico”; Paolo D’Alexandria Bruni é o professor responsável por esse grupo de pesquisa. Afim de analisar a influência do design em jogos digitais e como atingem o cognitivo, sensorial e emocional dos jogadores. Este estudo atravessará questões como interface e usabilidade dos jogos e alcançará a narrativa e estética dos mesmos.
Seguindo à um cronograma, as inscrições foram abertas no início do semestre e duraram até o dia 07 de abril. Os alunos tiveram até o dia 27 de março, para selecionarem a linha de pesquisa a qual se identificou e entrar em contato com o professor orientador responsável. O período de pesquisa se estenderá durante todo o ano letivo e encerrará no dia 13 de dezembro. Durante o ano, os docentes ainda terão possibilidade de expor seus trabalhos em Seminários e Simpósios, como o SIUNI (Simpósio de Iniciação Científica).
Na página oficial da Unijorge (www.unijorge.com), na parte de Iniciação Científica, pode-se encontrar maiores informações sobre o cronograma, edital, linhas de pesquisa e modelo de projeto, para submissão.