Por Maria Eduarda Moreira e Quézia Santos.
O Censo Escolar 2023 revela que a maior parte dos alunos da educação básica no Brasil está no ensino fundamental, com um total de 26,1 milhões de estudantes. No país, 121,4 mil escolas (68%) oferecem alguma das etapas desse nível de ensino: 103,8 mil atendem alunos nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano), enquanto 61,8 mil cobrem os anos finais (do 6º ao 9º ano).
A rede municipal é a principal responsável pela oferta do ensino do 1º ao 5º ano, atendendo a 10 milhões de estudantes (69,5%), o que corresponde a 86,1% da rede pública. No dia 25 de novembro, o projeto Justiça em Destaque visitou a Escola Municipal Padre Ugo Meregalli, situada no bairro Nova Brasília, em Salvador. Foi realizada uma dinâmica pedagógica voltada para o o entendimento infantil sobre o jornalismo, a educação na primeira infância tem um impacto profundo no desenvolvimento humano e social assim contribuindo significativamente para a redução de pobreza, violência e desigualdades.
Essa questão se torna evidente e relevante, pois o bairro enfrenta desafios sociais e econômicos, incluindo a vulnerabilidade de muitos moradores, o que torna fundamental a implementação de iniciativas que promovam inclusão social e cidadania. Visando a promoção do jornalismo como ferramenta de transformação social, a escola se engajou em atividades promovidas pelo projeto interdisciplinar da equipe Justiça em Destaque que aproximaram os alunos do universo jornalístico, integrando-os com as realidades locais e incentivando práticas como apuração e checagem de informações.
Essa parceria fortaleceu o objetivo de formar cidadãos críticos e atuantes, ampliando o impacto do trabalho escolar na comunidade. Além disso, proporcionou aos estudantes uma vivência prática de como o jornalismo é um instrumento de conscientização, educação e engajamento social. Foi enfatizada a importância de verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las, reforçando que todos têm um papel no combate à desinformação.
Como exemplo prático da necessidade de checar a veracidade das informações antes de compartilhá-las, foi realizada a dinâmica do “telefone sem fio”. A atividade demonstrou, de maneira lúdica, como as informações podem ser distorcidas quando transmitidas sem o devido cuidado. Esse exercício destacou a capacidade dos estudantes de pensar criticamente e estruturar ideias de forma clara e objetiva.
A visita à escola fortaleceu o vínculo entre a comunidade escolar e o mundo do jornalismo, demonstrando a importância de preparar as novas gerações para serem consumidoras e produtoras responsáveis de informação.
As atividades realizadas evidenciaram que mesmo em idades jovens as crianças podem refletir criticamente sobre o mundo ao seu redor, desde que recebam as ferramentas e estímulos adequados. É essencial que haja ações educativas que promovam a alfabetização midiática e a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios da era da informação.