Atléticas: como elas ajudam os calouros com a integração com a Universidade

Por: Alice Kalik, Douglas Reis e Ricardo Magalhães

As atléticas universitárias costumam ser acompanhadas de diversas polêmicas, mas quais são os benefícios de uma no dia a dia dos estudantes? Na Unijorge são vistas organizações como Majestade, Alphas, Furiosos, entre outras, sempre ativas na integração do calouro com a Universidade, o que elas têm a oferecer?

A atlética é uma entidade universitária que tem como objetivo a integração de estudantes através de esportes. Apesar de serem bastante associadas às festas, as organizações atleticanas vão muito além disso. Conhecer outras pessoas do seu curso e da sua Universidade, participar de eventos poliesportivos, aprender a tocar algum instrumento da bateria, realizar ações sociais e entender sobre gestão são alguns dos benefícios que podem ser adquiridos ao participar.

FOTO: UNI.CJOR/ MATEUS XAVIER

Em entrevista, a coordenadora dos cursos de Comunicação da Unijorge, Patrícia Moraes, declarou:

A ideia de trabalhar esporte, festa, integração, é uma combinação perfeita. Então, eu acho que contribui criando um espaço para que essas pessoas convivam, socializem, troquem experiências de maneira saudável, animada e feliz”.

Segundo uma pesquisa própria realizada na Unijorge, onde foram entrevistados 51 alunos, foi feita a pergunta: “Você acha que as atléticas contribuem na formação dos estudantes como pessoas?”, 33 pessoas responderam que sim, 11 responderam que não e 6 responderam que não sabem.

A atlética também tem sua importância no relacionamento entre pessoas e interação, fundamental para a vida profissional e network, assim como afirmou Maíra, presidente da ENGJORGE, atlética de Engenharia, “promove dinâmicas as quais desde sua produção até o final são repletas de trabalho em equipe, preparando alunos já para a vida profissional, ao qual terá que saber trabalhar em conjunto e dá a chance que você conheça e se relacione com outras pessoas, promovendo network já no início da sua formação acadêmica, não apenas no seu departamento, mas também de outros cursos, outras universidades, outras cidades”.

Em continuação, calouros foram ouvidos, entre eles, Caique, estudante de Enfermagem, “eu acredito que é fundamental que exista uma atlética, porque desta forma nós temos a interação entre nós calouros e os veteranos”, afirmou o universitário.

Em conseguinte o professor dos cursos de Comunicação, Euro Predes afirmou que as atléticas:

são fundamentais, esse primeiro momento de chegada é um momento que assusta muito os alunos novos […] Eu acho que ser acolhido no sentido humano tanto no sentido afetivo, quanto no sentido existencial é bem legal até para manter os alunos continuando na faculdade”.

FOTO: ATLÉTICA TORMENTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *