A BATALHA DE JEDDAH

Por João Fernando Lobão

No dia 5 de dezembro de 2022 completou um ano de uma das corridas mais dramáticas dos últimos anos, na qual dois pilotos e duas equipes lutavam pelo título ponto a ponto durante a temporada do ano passado.

2a Relargada do Grande Premio de Jeddah do Ano Passado

Foi a 21ª etapa da temporada, válida pelo campeonato da Formula 1 de 2021 e estávamos vendo uma rivalidade pegando fogo entre Hamilton e Verstappen. Nesse ano, os dois pilotos tiveram batalhas e diversas polêmicas durante o ano e essa corrida em Jeddah foi mais uma envolvendo eles.

Ao chegar na Arábia, Max Verstappen e Lewis Hamilton estavam separados por apenas 8 pontos e se o inglês vencesse a corrida e Max chegasse na segunda posição, ambos chegariam empatados para a última corrida, já para o holandês ele poderia sair de Jeddah campeão se ele ganhasse a corrida, fizesse a volta mais rápida e com Hamilton chegando apenas de sexto para baixo.

As Chances para Verstappen ser campeão com uma corrida de antecedência

Mercedes e Red Bull também estavam disputando o título de Construtores, com vantagem para a equipe alemã que estava cinco pontos à frente da escuderia Austríaca.

Na sexta-feira, ao começar as atividades na pista de Corniche, logo de cara mostrou que a Mercedes estava com o carro mais rápido do que a da Red Bull. Percebendo isso, a equipe austríaca resolveu usar os treinos livres para focar num acerto de carro para a classificação no Sábado e a equipe de Brackley, deu atenção a mais para a corrida no domingo, tanto é que a vantagem de Lewis para Max na pista foi de 1 décimo entre os dois.

No Treino Classificatório, os dois estavam andando muito próximos e o Q3 iria definir quem iria fazer a Pole Position para o domingo. Na primeira tentativa de ambos, Verstappen foi três décimos mais rápido que Hamilton, cravando os três setores mais rápidos.

Já na última tentativa, o inglês conseguiu superar o tempo por um décimo, já Max vinha fazendo as duas primeiras parciais mais rápidas da pista e vinha para fazer a volta do ano, mas ao chegar na última curva ele passou do ponto de frenagem, perdeu a tangencia da curva e bateu no muro ao ir para a parte suja da pista e isso foi prejudicial para o holandês, que via o seu rival largando em primeiro e Valterri Bottas também da Mercedes em segundo, então ele teria um duro desafio a frente durante a corrida.

Verstappen batendo na ultima curva, perdendo a chance da pole position

No domingo, a largada foi dada e as duas Mercedes pularam na frente com Verstappen logo atrás.

Esse cenário ficou assim até a decima volta da corrida quando Mick Schumacher da Haas bateu na curva 22 e tiveram que chamar o carro de segurança e os dois pilotos da equipe Alemã realizaram suas paradas e voltaram em Segundo e Terceiro. Max ficou na pista e depois dessa decisão teve bandeira vermelha para arrumar a barreira de pneus, e o piloto da Red Bull, com isso poderia trocar seus pneus e largaria na frente de Hamilton no reinicio.

Batida do Mick Schumacher

Na relargada, houve um incidente envolvendo Hamilton e Verstappen na qual o holandês ultrapassaria o Inglês por fora da pista sendo assim reassumindo a liderança da corrida. atrás deles houve um acidente envolvendo quatro pilotos Charles Leclerc, Sergio Perez, Nikita Mazepin e George Russell resultando na segunda bandeira vermelha da corrida. Na ordem Verstappen largaria em primeiro, Hamilton em segundo e Ocon em terceiro, inicialmente o diretor de prova Michael Masi ofereceu a Red Bull que o holandês largasse na 3ª Posição atrás de Ocon e Lewis, no que teve que ser aceito pela equipe austríaca por causa da investigação desse incidente.

Na volta 37, Hamilton fez uma tentativa de ultrapassagem sobre Verstappen, o que acabou quase em batida entre os dois com o piloto Holandês forçando o inglês para fora da pista, com isso a direção de prova falou para Max deixar Hamilton passar.

Hamilton desviando de Verstappen evitando contato

Ele decidiu diminuir a velocidade antes da zona de detecção do DRS, na tentativa de deixar Lewis passar e ter a asa móvel disponível na reta principal do circuito. O inglês não foi avisado no rádio de que Verstappen deixaria ele passar e foi pego de surpresa ao ver Max diminuindo o ritmo drasticamente. Ao ficar na traseira do carro da Red Bull, Verstappen freou em cima de Hamilton, deixando a asa dianteira do Inglês quebrada e o difusor do piloto da equipe austríaca.

Verstappen fazendo um ´Brake test´em Hamilton

Seguindo a corrida, Max tomou 10 Segundos de punição e teve que enfim devolver a posição a Lewis, que retomava a liderança para vencer a corrida com Verstappen em segundo e Bottas em Terceiro ultrapassando Ocon na linha de chegada.

Ambos Hamilton e Verstappen se colidiram pela terceira vez na temporada, Lewis nas entrevistas pós corrida criticava as atitudes de Max na pista chegando a dizer que ele estava ultrapassando os limites.

Hamilton comemorando a vitória e Verstappen desolado

Depois da corrida, ambos iriam para Abu Dhabi empatados em pontos e na decisão, após uma decisão polemica da FIA, Verstappen ultrapassaria Hamilton na última volta da temporada para se consagrar campeão de 2021.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *