Com o atendimento em hospitais cada vez mais difícil para a população mais carente de Salvador, seja pelo alto custo de planos de saúde em hospitais particulares ou pela dificuldade em conseguir agendamento no SUS, uma alternativa viável para essa parte da população se vê extremamente necessária.
É nessa situação que entra em cena o Instituto de Saúde da Universidade Jorge Amado, que fica localizado no Prédio 2 da faculdade. Graças a ele, muitas pessoas em situação precária conseguem realizar seus atendimentos médicos de forma prática e acessível, para a maioria deles, essa é a melhor chance que têm para receberem um atendimento de qualidade.
Além dos pacientes, que conseguem receber ajuda médica graças à Unijorge, os próprios alunos e estagiários que atuam no instituto conseguem a chance de atuar como profissionais da área de saúde, podendo enfrentar os desafios da profissão e se preparar para a carreira profissional que terão após o fim do curso.
Para saber mais sobre o Instituto de Saúde, fomos atrás das pessoas que trabalham nele, os profissionais internos e de quem se beneficia com sua existência, os pacientes.
Perguntas feitas para os profissionais internos:
Como funciona o Instituto?
Segundo Vanessa, coordenadora geral, o serviço prestado pelo instituto, é para poder aproximar os alunos da área de saúde da realidade profissional. Funcionando no formato de clínica escola, os professores conseguem supervisionar e avaliar a evolução dos alunos. Para cada especialidade, existe um tempo de fila da espera, já que isso depende da quantidade de turma nova, porque em cada semestre o atendimento é feito por um grupo diferente, já que os serviços são ligados às matérias.
Quais são as especialidades dele?
A Unijorge tem uma grande variação de cursos na área de saúde e oferece diversas opções para atendimento médico, sendo elas: fisioterapia, enfermagem, nutrição, educação física, psicologia, fonoaudiologia e biomedicina, com cada curso oferecendo algumas especialidades, o único dos cursos de saúde que ainda não tem atendimento no instituto é o de odontologia, por ter pouco tempo na instituição, mas a Unijorge está trabalhando para mudar isso no futuro com uma área exclusiva para futuros dentistas sendo construída no último pavimento do Prédio 2.
Como é feita a prestação de contas?
O instituto é financiado apenas pela faculdade, o que torna a administração mais fácil, já que os pagamentos são feitos diretamente pela instituição, além de ser usada a estrutura dos laboratórios que os alunos já têm aula, o que deixa o custo mais flexível, permitindo novos investimentos.
Quais os principais problemas enfrentados pelos estudantes que prestam o atendimento?
Lidar com os desafios reais da profissão, onde muitos precisam desbloquear o medo e a insegurança para realizar a prática. Além disso, lidar diariamente com diversas pessoas, essas que carregam costumes e culturas diferentes, sendo sempre uma incógnita como será cada atendimento.
Perguntas feitas para os pacientes:
Como funciona o agendamento?
O agendamento é feito através do WhatsApp, onde informa qual a necessidade do tratamento para o paciente, encaminhado a solicitação ou perícia médica, entrando em uma fila de espera para cada vaga específica, já que a demanda é diferente para cada área.
Qual é o tempo médio para conseguir uma vaga?
É bem variado o tempo de espera, mas a média é de trinta dias.
Qual a qualidade do agendamento?
Desde a recepção até o atendimento final com os internos existe uma atenção muito boa. Os estagiários, professores, supervisores, profissionais de limpeza e demais funcionários, todos são excelentes e tratam os pacientes super bem, tornando o ambiente agradável.
Ajudando na Formação
Sem dúvida o Instituto de Saúde da Unijorge se prova como um grande acerto da faculdade, ajudando a formar os médicos do futuro que irão sair do ensino superior preparados para o que quer que vão enfrentar em suas carreiras. Seja em hospitais, clínicas ou instituições de saúde, eles irão levar o conhecimento e experiência que adquiriram graças a esse lugar.