Reprodução/agenciae-plus.com.br

Bahia teve 3 milhões de tentativas de fraude no e-commerce no primeiro semestre de 2023

Por: Pedro Sampaio e Breno Morais

Os números absolutos do 1º semestre de 2023 mostram uma queda no número de tentativas de fraude comparado ao mesmo período do ano anterior. Já havia esta expectativa devido à desaceleração do comércio eletrônico. Mesmo assim, eles ainda são altos, principalmente quando olhamos o valor total e o ticket médio das tentativas de fraude que, inclusive, foi mais alto que o de 2022.

Se tem sensação melhor do que esperar a chegada de uma compra pela internet, muita gente desconhece. Mas, o que deveria ser uma experiência positiva, pode ser tornar uma oportunidade para criminosos. Na Bahia, 3 milhões de tentativas de fraude no e-commerce foram registradas no primeiro semestre de 2023, de acordo com o Mapa da Fraude, levantamento realizado pela empresa de soluções antifraude ClearSale. O estado é responsável por 2,8% das tentativas de fraude no país e o maior do Nordeste. O valor médio das tentativas de fraude no estado é de R$1.298.

Acostumado a fazer compras na internet, Leandro Costa, estudante de Cinema não imaginava que um dia sentiria o peso de ser passado para trás. Amante de som automotivo, Leco, como é popularmente conhecido, decidiu investir em seu veículo, só não contava com um tremendo susto. Buscando economizar, ele resolveu fazer pesquisa de preços, foi numa dessas pesquisas que uma oferta lhe convenceu a investir sua economia.

As lojas Americanas estavam com uma ótima oferta em cornetas, sabendo que se trata de uma loja multinacional, Leandro resolveu efetuar a compra. Boleto pago, ficou no aguardo de sua mercadoria. A empresa que terceirizava a venda, a responsável pela entrega, empresa Loggi, no decorrer do percurso, enviou um comunicado de que o objeto havia sido extraviado no momento da entrega. Buscando resolver seu problema, ele entrou em contato com as Lojas Americanas pedindo estorno do valor do produto. Abriu um boletim reclamando sua perda.  E após 7 dias a empresa devolveu o valor investido. Apesar de ter recuperado o valor, Leco diz que ficou a decepção por ter seu produto furtado e seu sonho adiado.

Dicas de prevenção

Para o delegado titular da delegacia de estelionatos e outras fraudes, Charles Leão, antes de fazer qualquer compra na internet, o cidadão precisa checar as informações sobre aquela empresa. Conferir seu CNPJ, buscar no site da Receita Federal indícios de que se trata de uma empresa integra, consultar a data da criação do mesmo. Registrar no Procon a ocorrência também é fundamental, e a dica é dar preferência a sites que possuem em seu domínio as iniciais “.br”.

No momento do pagamento, certifique-se em nome de quem está o boleto bancário, a chave pix e se os dados são os mesmos da empresa, para assim diminuir o risco de cair numa fraude. Ele ainda ressalta que caso o cliente tenha sido enganado, o quanto antes fazer o boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, para que a polícia possa buscar identificar quem são os responsáveis pela fraude, e buscar as providências judiciárias para resolução do caso, além de entrar em contato também com a delegacia virtual, que é especializada nesses crimes cibernéticos.

Outra dica de suma importância é que você esteja sempre com o sinal de desconfiança sempre ligado, pois na internet a facilidade em criar sites, links de compra é muito grande, e não confiar só apenas porque viu o site no topo da busca de pesquisa, já que hoje os estelionatários compram diversos domínios, que imitam diversos sites oficiais e é nessa confiança exagerada que muitas pessoas acabam sendo trapaceadas. Alguns fraudadores criam sites falsos, idênticos aos verdadeiros, para roubar dados e, posteriormente, efetivar suas fraudes. Portanto, fique esperto com pedidos de recadastramento, trocas de senha não programadas ou links suspeitos.

Verifique sempre a página oficial da loja e pesquise a reputação e idoneidade da empresa em questão. A informação é, sem dúvidas, uma das melhores maneiras de dificultar o trabalho dos fraudadores. Sem a posse dos dados, dificilmente, eles conseguem ter sucesso para efetivar fraudes.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *