Nos últimos anos, a indústria musical tem sido impactada pela internet. Com a chegada de aplicativos de streaming como Spotify, Deezer e Apple Music, a popularização da música cresceu no ambiente online. Mas onde o TikTok entra nisso? A rede social é a que possui mais jovens e a mais popular do momento. Com mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo, a rede tem influenciado as massas e, indiretamente, determina o que será ouvido.
O TikTok recebeu a atenção dos usuários por ser uma plataforma livre para explorar a criatividade através de vídeos. Apesar de já ter existido plataformas similares, como o aplicativo Vine, o fenômeno de popularização do TikTok aconteceu durante a pandemia. O aplicativo já fazia um certo sucesso entre os jovens, com seus desafios de dança, coreografias, dublagens, entre outros. Porém, o isolamento tornou inevitável ter um contato com essa rede. Seja através dela mesma, ou de outras, como o Instagram.
Com toda essa popularização de vídeos, junto veio a popularização das músicas utilizadas nas variadas modalidades de gravação de vídeo do TikTok. “A principal diferença que a gente pode observar (no TikTok) é com relação aos direitos autorais. Até então, nenhuma outra rede social permitia o upload de vídeos com trilhas de grandes artistas. O Instagram e o Facebook, por exemplo, excluíam publicações com músicas ou diminuía drasticamente o alcance assim que o post ia ao ar, por violação dos direitos autorais”, avalia a jornalista e produtora, Renata Monte.
A Winnin, uma plataforma brasileira de marketing tecnológico, realizou uma pesquisa sobre o impacto do TikTok no consumo de música online e como essa se tornou uma peça chave no universo musical, mesmo não sendo uma plataforma exclusiva dessa indústria. Segundo a pesquisa, 7 entre as 10 músicas mais ouvidas do Spotify, viralizaram primeiro no TikTok.
A plataforma criou uma linha do tempo para explicar como uma música se torna viral no aplicativo e, consequentemente, acaba sendo buscada nos streamings de música:
1. Nova trend é lançada
Neste primeiro momento, o vídeo e a música começam a ter visibilidade, seja ele com uma coreografia, desafio, dublagem, cover ou POV’s (ponto de vista).
2. Participando da trend
As pessoas começam a reproduzir a música em seus vídeos.
3. Busca pela música nos streamings
Por aparecer em diversos vídeos dentro da plataforma, as pessoas começam a buscar pela trilha sonora completa nos aplicativos de música, para ouvirem no dia-a-dia.
4. A música viraliza
Agora a música pode ser escutada facilmente em qualquer lugar, várias pessoas vão saber cantar, sem nem lembrar onde aprenderam.
Uma das coisas mais interessantes desse fenômeno é que a música não precisa ser nova para viralizar. O cantor e compositor Bryan Behr recentemente se surpreendeu ao ver que a versão acústica de sua música lançada em 2020 viralizou no TikTok e no Instagram. “Foi do nada. Um dia eu fui ver os números e a música estava com 2 mil compartilhamentos, no dia seguinte 6 mil e quando eu fui ver de novo estava quase com 100 mil compartilhamentos”, conta o cantor. No início de 2022, a música “Everybody” da banda norte-americana Backstreet Boys, lançada em 1997, chegou aos ouvidos da nova geração através do TikTok. Ou seja, não há fórmula para que uma música faça sucesso no aplicativo e seja levada ao topo das paradas. Porém, as grandes gravadoras estão em busca disso, atualmente todo mundo sabe que se uma música fizer sucesso no TikTok ela não sairá das paradas musicais tão cedo.
Antes de lançar seu último disco, “Versions of Me”, a cantora Anitta fez uma live e desabafou com os internautas sobre a pressão das gravadoras para gravar apenas hits que viralizem no TikTok. “A gravadora hoje em dia se liga muito no TikTok, o que viraliza, e se não tem um sucesso logo de cara é isso: eles dão tchau”, disse a cantora que teve um sucesso no app com a música “Envolver” apenas alguns meses após o lançamento da canção. Para o produtor musical Pedro Zimmer, apesar de não existir um segredo específico para uma música estourar, existem vários elementos que constroem um hit. “As músicas que estouram seguem uma ‘fórmula’. Na maioria das vezes trazem elementos familiares, essa estrutura que a gente tá acostumado a ouvir. Mas, por outro lado, elas precisam trazer elementos legais, elementos novos, elementos surpresa que façam a gente se interessar por aquela música. Cada música tem um elemento novo que não foi escutado ainda, e é por isso que a gente gosta delas”, afirma.