DESIGN NA UNIJORGE: UM MUNDO DE POSSIBILIDADES PARA SEGUIR 

Por Ananda Costa

Foto: Reprodução/ freepik

Considerado o 1º lugar no Brasil, segundo o Ministério da Educação (MEC), o curso de Design vem se destacando dentro do meio estudantil do Centro Universitário Jorge Amado, conhecido popularmente como Unijorge. Coordenado por Patrícia Moraes, a graduação, que consiste em um modelo presencial, atualmente, é composto  por 6 semestres e tem duração de três anos. 

A aluna Luana Neiva, de 26 anos,  é uma das matriculadas do curso de Design da Unijorge. Aluna do 3⁰ semestre e já atuante na área como estagiária da TV Aratu, emissora particular da Bahia afiliada ao SBT, a futura designer conta por que escolheu este curso para seguir: 

“Escolhi design, pois gostava da área de criatividade e queria trabalhar com isso. Uma amiga minha me sugeriu a Unijorge e estou adorando a experiência de estudar lá”, contou a estudante. 

GRADE CURRICULAR

E falando em criatividade, opções do que seguir no mercado de trabalho são o que não faltam. Com mais de 30 matérias ao longo da graduação, entre elas gerais da comunicação e específicas do design, o curso oferece uma imersão em disciplinas voltadas para a área de técnicas de pintura artística, edição e criação de imagens digitais, princípios da animação e volumetria e modelagem tridimensional para o profissional sair da faculdade e seguir o ramo que quiser dentro do mercado de trabalho. 

O professor Gustavo da Gama Vieira, que já atua há mais de dois anos na universidade, explica que, através desta grade curricular,  o curso de design permite uma busca de soluções, aprimoramento e desenvolvimento de novos produtos que promovem melhorias sociais e tragam conforto e crescimento comercial. 

“Para os estudantes de design, o curso oferece um crescimento profissional e vivência profissional em diversas oficinas, estúdios, palestras e núcleos de produção, como o Carranca e o Gambiarra. Além disso, permite ainda um conhecimento  prévio do mercado de trabalho, interação multidisciplinar entre matérias do curso e com outros cursos da Unijorge”, contou o professor. 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Ao final do curso, antes da colação de grau, os estudantes passam pelo Trabalho de Conclusão de Curso, conhecido como TCC, onde reúnem todos os conhecimentos que aprenderam ao longo dos três anos de graduação. 

No caso do curso de design, o trabalho é elaborado individualmente ou em grupo de até 3 alunos, onde, com o auxílio do professor orientador do projeto, colocam a prática e a teoria em plena interação, promovendo a pesquisa científica como base primordial no desenvolvimento de projeto que tragam soluções e/ou avanços para diversos segmentos sociais e empresariais, que serão diretamente beneficiados pelas diversas áreas de atuação que o profissional de Design pode projetar.

MERCADO DE TRABALHO

Falando em áreas de atuação, as possibilidades para o designer são infinitas. O professor Gustavo apresenta alguns exemplos que os alunos formandos podem seguir após a graduação de design: 

  • Design de Produtos:  criação de um produto que pode ir desde uma caneta a um carro;
  • Design gráfico: permite as mais diversas formas de divulgação e criação interagindo diretamente com áreas de Marketing e Branding
  • Design de Interfaces: aplicativos, softwares entre diversas outras possibilidades;
  • Design de Interiores: projetos moveleiros e de decoração;
  • Design de Serviços: avalia toda a interação e fluxo de clientes em todos os pontos de contato com empresas de todas as áreas, Inbound Outbound

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *