Com credenciais de imprensa os alunos estiveram em equipe registrando os principais momentos da programação
Por Riane Bernardes
Uma nova edição da Bienal do Livro aconteceu na Bahia entre os dias 26 de abril a 01 de maio e a equipe do Ujornalzinho fez parte da imprensa que cobriu o evento. Com credenciais garantidas, os estudantes do curso de jornalismo do Centro Acadêmico Jorge Amado organizaram-se em equipes para reportar os principais assuntos do evento.
Este ano a bienal retornou à Bahia com o tema “As Histórias que a Bahia Conta” e apresentou uma programação que incluiu convidados baianos em todos os painéis e mesas de debate. As pautas mapeadas pelos futuros jornalistas está dividida entre o uso da tecnologia na educação, literatura infantil representativa, cobertura de mesas específicas e até dias completos do evento.
A atividade, proposta pela professora Talyta Singer, teve como objetivo incentivar os alunos a experimentem e exercitem o planejamento de cobertura jornalística de eventos, além de experimentar formatos de publicação rápida e reportagens mais densas.
Para Lorena Santana, estudante do 7° semestre de jornalismo, essa foi uma tarefa excelente para o conhecimento da demanda exigida em eventos. “Foi empolgante, uma forma prática de entendermos a disciplina e de entendermos como funciona a cobertura de uma feira literária”, diz.
A programação excedeu 100 horas de conteúdo e, de acordo com os organizadores, 80% dos convidados da programação cultural são naturais da Bahia, o que permitiu uma programação literária conectada com a audiência. Para conferir as matérias busque a categoria Bienal Do Livro Bahia neste portal.