A playlist dos brasileiros nos últimos anos de pandemia

  • Por Bruna Rocha

Você já pensou qual foi a trilha sonora dos nordestinos durante a pandemia? Os anos imersos na pandemia do covid-19 serviram para elencar músicas que estão na boca de todos. Consultando as métricas Spotify, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e como é possível visualizar uma espécie de padrão de popularização das músicas atuais. 

Entre os anos de 2020 e 2022 o gênero mais popular é Sertanejo, na categoria Rádio, tendo como demarcação territorial a região nordeste.

 Em abril de 2020, no início da infecção pandêmica, a música que estava em primeiro lugar nas rádios do nordeste foi – Dois lados- de Renno Poeta/Thales Lessa/Junior Gomes/Hiago Nobre. A obra entra na categoria de piseiro, sendo um mix do sertanejo e tecnobrega. Mas se assim como eu, você não a reconheceu de imediato,  basta clicar na playlist abaixo.

Escute a música- Dois Lados

Em segundo lugar está a composição -Milu- Dener Ferrari/Rick Monteiro/Felipe Goffi/Jimmy Luzzo/Fabricio Fafa/Edu Braga. Esse som se assemelha ao estilo da primeira música, permeando a linha do sertanejo com influência de outros ritmos eletrônicos. 

Escute a música – Milu

Dando um salto para abril de 2021, o estilo musical em alta segue sendo o sertanejo. Cantada pelos gêmeos Mateus e Cristiano a música Asas Pro Amor narra uma relação romântica tóxica, a qual o homem acredita no retorno submisso da sua amada que claramente não o deseja. Essa música não é um ponto isolado dentro do Sertanejo, esse estilo destaca constantemente em suas letras o machismo presente na sociedade e o ego inflado do homem hetero, branco e cisgenero. 

Escute a música completa

Ainda em abril de 2021, a segunda música em destaque é -Quero você do jeito que quiser- Maraisa/Maiara/Marilia Mendonça. Apesar de ser cantada por mulheres, esse som também reforça atitudes submissas protagonizadas por esse gênero. Os trechos abaixo mostram uma falta de amor próprio feminino, por se submeter a uma relação extraconjugal e também por aceitar que um minuto de atenção é o suficiente. #problemático.

Ouça a música por meio do Youtube

Quero você do jeito que quiser

Mesmo em segredo, eu sou sua mulher

Só você sabe como a gente faz

Um minuto do seu tempo já me satisfaz 

Saltando para 2022 o cenário se mantém. A primeira música é Morena de Luan Santana. A obra mantém o pensamento enrijecido sobre a postura feminina diante os fatores sociais, até mesmo quando ele se apaixona, porque segundo o cantor “é culpa da morena”. Morena que no videoclipe é retratada por uma mulher branca. 

Confira! 

Em segundo lugar, ainda em abril de 2022, a música Ficha Limpa Márcia Araújo domina o ranking. Desta vez, o estilo musical é o piseiro, ou seja, um subgênero do sertanejo. 

A música Ficha Limpa, é carregada por um tom de amor próprio junto ao ego do homem hetero, que novamente reforça a ideia que a mulher vai correr aos seus pés. 

Confira:

Esta análise serviu para mostrar, meu caro leitor que mesmo diante inúmeros debates sociais as produções musicais do sertanejo ainda são conservadoras, principalmente no maior veículo de comunicação da atualidade, o rádio. 

Para conferir as músicas mais tocadas deste ano basta acessar o link da playlist abaixo. 

Confira a playlist com o hits citados:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *