FAVELA Ê FAVELA, RESPEITE AS MULHERES QUE VÊM DELA

Conheça o Instituto Oyá, o Projeto Educar Raízes, o grupo AFruxiqueira e o coletivo Raízes Mucunã, que são comandados por mulheres negras e impulsionam a tranformação social em Salvador 

Por Bruna Rocha e Dara Medeiros 

Elas sobem as escadas, passam pelos becos, conhecem as ruas e moram do gueto. Elas, as mulheres periféricas que cruzam dia e noite as favelas de Salvador. 

Foi assim que a história das jovens Bruna Rocha e Dara Medeiros se cruzaram no beco da vida com o desejo de mostrar as mulheres que vivem nas comunidades soteropolitanas com uma outra ótica, afinal, nós conhecemos a potência das mulheres que vem delas. 

Ao acordar bem cedo para ir estudar jornalismo que Dara Medeiros, 23, sai do bairro de Periperi e pega três conduções para chegar a Universidade Jorge Amado, no bairro da Paralela. Do outro lado da cidade, no bairro do Nordeste de Amaralina, Bruna Rocha pega três transportes para também chegar na instituição. No batente dessa vida e bombardeadas com as notícias assistencialistas da mídia para com as mulheres periféricas, elas se questionam: cadê as potências femininas que não estão nos noticiários?

 E como já está na hora desse bonde passar e as reportagens mudarem, elas vão te conduzir por quatro histórias de mulheres que tem promovido ações de fortalecimento do ensino, autoestima e conhecimento cultural para pessoas nos bairros periféricos da capital baiana.

O ALIMENTO DA ALMA É SONHAR

O sonhos guiaram a construção do Instituto Oyá, o Projeto Educar Raízes, o grupo AFuxiqueira e o coletivo Raízes Mucunã ambos organizações lideradas por mulheres negras que impulsionam a transformação social de territórios periféricos 

Da favela e para a favela, todos os projetos selecionados são frutos da inquietação de figuras que vivem a realidade das comunidades soteropolitanas. Aqui, elas irão nos contar sobre os desafios, as estratégias, as dores e as delícias de serem mulheres que escolheram fazer a diferença entre os seus. Com isso, convidamos vocês a conhecerem mais sobre essas histórias a partir de quatro reportagens especiais.

Instituto Oyá

Das favelas de Salvador para as passarelas de Paris

ProjEdur

Com educação gratuita, professora cria pré-vestibular para jovens da Suburbana

Raízes Mucunã

A moda afrocentrada que exalta a beleza de corpos reais

Roda de Fuxicaria

Fazendo fuxico e costurando afetos

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *