70% dos usuários querem saber mais sobre produtos anunciados pela plataforma
Sempre foram diversos os formatos de se fazer uma boa propaganda, mas qual realmente funciona?
As mídias sociais deixaram de ser apenas um espaço para publicações diárias de conteúdos diversos. Agora elas são muito utilizadas como um ambiente de vendas, seja através de lojas virtuais ou por publicidades. O marketing está presente por todos os lados no mundo digital.
A rede lançou recentemente o “TikTok Business”, um espaço totalmente voltado para compras e vendas, onde usuários podem registrar seus produtos e outras pessoas compram diretamente no aplicativo, sem precisar sair da plataforma.
Ao facilitar a compra de produtos dentro da plataforma, a rede impulsiona o crescimento do comércio dentro do aplicativo. Segundo o próprio TikTok, após o lançamento do espaço Business, 72% dos usuários têm interesse em aprender mais sobre o produto/marca ao ver um anúncio na plataforma; e 1 em cada 3 comprou algo que não estava considerando antes.
Jair Mendonça Júnior, atual gerente de jornalismo na Agência LK, considera que a plataforma digital já influencia no mercado.
Jair Mendonça Júnior, atual gerente de jornalismo na Agência LK, considera que a plataforma digital já influencia no mercado. “Posso afirmar que sim, já influencia, principalmente através do TikTok For Business, ferramenta que tem se conectado de uma forma única com novas audiências. Porém, voltando para um público jovem, quem são os maiores consumidores dessa rede social.”
Ainda segundo o App, 70% das pessoas querem saber mais sobre produtos anunciados. Nossa equipe entrevistou alguns jovens usuários da rede para entender este processo..
“Já comprei maquiagem, acessório, livro..
Só porque o tiktok me influenciou, e acabei gostando de todos”, disse Anna Laura Muniz, 16 anos, consumidora da rede.
“A plataforma me proporcionou acesso a uma variedade de informações e opiniões de outros usuários, que contribuem para meu processo de tomada de decisão”, Jhonata Souza, 20 anos, usuário do Tik Tok
As empresas entenderam este processo. Segundo a Internacional Econsultancy, em 2022 houve uma redução nos investimentos pelas empresas em anúncios das redes sociais. No entanto, o TikTok foi na contra mão, aumentando 155% sua receita em relação ao ano anterior, faturando US$ 9,9 bilhões.
Já para Sandro Carvalho, diretor geral da agência de propaganda Desing Print, “algumas empresas já entendem. Outras ainda estão em amadurecimento desse tipo de investimento”.
“Porém, a nossa função é sempre mostrar novas tendências e possibilidades para ampliar as formas de fazer publicidade assertiva dentro do online, aproximando o público da sua marca”, completou.
O sucesso do TikTok não foi atoa. Além do formato do conteúdo, a rede recompensa em dólares criadores com mais de 18 anos. O “Programa Criativo TikTok Beta”, lançado em novembro de 2022, remunera os usuários por visualizações nos vídeos.
A estrela Charli D’Amelio surgiu no TikTok em junho de 2019 com vídeos de dança viral. Com um patrimônio de US$ 20 milhões, a influencer ganha US$ 105.770 por post.
Além de através do número de visualizações, também é possivel ganhar dinheiro na rede através lives, pelo “Creator Market Place” e o “TikTok Series”, onde o criadores elegíveis podem publicar uma série de conteúdos “premium”, cujo acesso é pago. Entretanto, essa opção ainda não está disponível para todos os criadores.
Por: Alice Kalik, Douglas Reis, Leonardo Valente e Ricardo Magalhães.