Projeto Interdisciplinar de Jornalismo: Conectando Ideias e Mercado

Por Luis Troina

Foto: Unsplash

O projeto interdisciplinar de jornalismo, conhecido como INTER – Conectar Ideias, é um projeto de extensão dos cursos de comunicação, uma iniciativa inovadora que visa integrar o ambiente acadêmico ao mercado profissional. Coordenado pelo professor Leonardo Bião, o projeto tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência prática que os prepare para os desafios do mundo do trabalho.

Como Funciona o INTER

O INTER é uma plataforma que permite aos estudantes desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho, como gerenciamento de equipe, organização, cumprimento de prazos e resolução de problemas. “O Interdisciplinar começou a acontecer no ano de 2015. A gente percebeu que havia a necessidade de integrar mais as atividades que eram feitas nos trabalhos práticos das disciplinas”, explica o professor Leonardo Bião.

Exemplos de Projetos Bem-Sucedidos

Um dos exemplos notáveis de projetos bem-sucedidos no INTER é o “Anota o Som”. Este veículo de comunicação focado no jornalismo musical tem como missão apresentar artistas independentes ao público. O projeto não apenas destacou a criatividade e o esforço dos estudantes, mas também conseguiu impactar a comunidade musical, mostrando a eficácia do modelo interdisciplinar.

“Quando entendi que poderia pensar em um projeto que tenha a ver comigo e com o que queria fazer profissionalmente, o INTER passou a ser minha atividade favorita na faculdade. Recebemos ferramentas de aprendizado de como criar e manter um negócio e podemos capitalizar durante e depois da graduação”, comenta Laura Araújo, fundadora do Anota o Som.

Apesar do projeto estar em pausa, Laura colheu frutos da execução do INTER enquanto disciplina obrigatória. “O Anota o Som acabou indo para meu portfólio e currículo. Quando participava de entrevistas de emprego, tinha um projeto para mostrar todas as minhas principais habilidades na área de comunicação. Hoje, por causa disso, trabalho em uma plataforma voltada para festivais de música e pretendo retomar o Anota.”

O Edital

O edital do INTER é lançado semestralmente e contém todas as diretrizes e prazos que os estudantes devem seguir para participar. Ele detalha os objetivos do projeto, as etapas de desenvolvimento e os critérios de avaliação. “A gente vem trabalhando bastante essa premissa de transformar o Interdisciplinar em um projeto cada vez completo, sobretudo agora por conta da inclusão, da extensão na curricularização dos cursos”, ressalta o professor Bião.

A Influência do INTER nas Notas

A participação no INTER tem um impacto significativo nas notas dos estudantes. O projeto é uma parte integrada do currículo e é avaliado com base em vários critérios, incluindo criatividade, capacidade de trabalho em equipe e a qualidade final do projeto. “O principal desafio é articular todas essas competências que são necessárias na produção, na execução de um projeto. São projetos práticos, em sua maioria, são projetos que lidam com as complexidades de cada área, então os alunos precisam produzir produtos jornalísticos, produtos publicitários, cinematográficos e de design que consigam contemplar todo o arcabouço teórico e prático que já vem sendo trabalhado nas aulas”, comenta Bião.

Através do INTER, os alunos têm a oportunidade de trabalhar em projetos reais, enfrentando os desafios que encontrarão no mercado de trabalho. “Eu acho que está aí inclusive a principal contribuição do Inter na formação de um profissional da comunicação, porque entende-se que embora”, destaca Bião.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *