Reprodução/ Instagram

Projeto social de Camaçari representará o Brasil em competição na Espanha

Escolinha de futebol Juventus Esporte Clube está localizada no distrito de Monte Gordo, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e levará 14 atletas para o World Challenge

Por: Millena Marques, Gabriela Castro e Leticia Cardoso

A escolinha de futebol Juventus Esporte Clube, localizada na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), vai representar o Brasil no World Challenge, torneio internacional organizado pela Fundação Real Madrid, que acontecerá entre os dias 3 e 6 de abril de 2023, na capital espanhola. O projeto social foi o único escolhido em território brasileiro. 

Inicialmente nomeada como Escolinha de Futebol Pingo de Ouro, o projeto foi criado em 2000, no distrito de Monte Gordo, pelos irmãos Wilton e Damásio do Espírito Santo. Cinco anos depois, a escola recebeu o nome de Juventus Esporte Clube, em homenagem à Velha Senhora italiana. Cerca de 1.500 jovens já passaram pelo projeto, que, atualmente, conta com 123 atletas, entre 6 e 23 anos. 

Campeã do sub-15 da Copa Litoral Matense, que aconteceu no Centro de Treinamento de Praia do Forte, na cidade de Mata de São João, também na RMS, a Juventus coleciona participações em competições como Copa do Nordeste Brasileiro, Bahia Cup, Copa Furacão e Copa da Costa de Camaçari.

Reprodução/ Instagram

Voluntário desde 2015 e presidente do projeto há 4 anos, Davis Robert explicou que o projeto sobrevive com a ajuda de populares e apoio de comerciantes locais, mas ainda enfrenta algumas dificuldades: “a necessidade de mais voluntários envolvidos no projeto e a falta de recursos financeiros para ampliar as participações em competições”, afirmou. 

A notícia da seleção da Juventus para o World Challenge foi anunciada em agosto e recebida como uma surpresa até mesmo para o presidente. “Confesso que não esperávamos, pois a proposta seria selecionar alguns atletas de várias escolinhas para formar uma equipe para representar o Brasil na Competição no Centro de Treinamento do Real Madrid, na Espanha. Ficamos muito felizes com essa representatividade e estamos imbuídos para fazermos o melhor e sabemos que a responsabilidade só aumenta”, afirmou Davis.

Reprodução/Instagram

Auxílio Financeiro

O presidente do projeto também faz um pedido de auxílio financeiro para que os meninos consigam participar da competição. “Contamos com a ajuda de toda sociedade de modo especial dos empresários para representar Camaçari, a Bahia e o Brasil”, concluiu. 

O diretor financeiro da escolinha, João Paulo França, também conta com o apoio das autoridades e comerciantes locais: “Estamos organizando campanhas de arrecadação de valores nas mídias sociais, tentando sensibilizar as esferas públicas (município, estado e união), empresariado e até mesmo as chamadas ‘vaquinhas solidárias’.

De acordo com João Paulo, o custo ficará entre 40 a 50 mil euros, aproximadamente 250 mil reais, para enviar 14 atletas da escola para Madrid. 

World Challenge

Organizado pela Fundação Real Madrid, o torneio reunirá atletas do mundo todo entre os dias 3 e 6 de abril de 2023. Equipes do sub-10, sub-12 e sub-14 jogarão no modelo 7 contra 7. Além de conhecer o estádio do maior campeão da Liga dos Campeões, o Santiago Bernabéu, as equipes jogarão no Centro de Treinamento do clube.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *