São João: A Tradição Cultural e o Impacto Econômico da Festa Popular

O São João da Bahia 2024 teve movimentação histórica no turismo. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) comemorou o fluxo nas atividades turísticas no São João e o impacto na economia.

Por: Gabrielly Marqueton, Jhenifer Santos, Társsis Pereira, Maria Nathalia e Maria Victoria 

Créditos: gettyimagens.com

Neste ano, a festa registrou mais de 1,7 milhão de visitantes, com uma receita de R$ 2 bilhões, um resultado histórico. No ano passado, a receita foi de R$ 1,6 bilhão, com a participação de 1,5 milhão de turistas. Em municípios mais procurados, como Cruz das Almas, Amargosa, Lençóis, Senhor do Bonfim e Ibicuí, houve ocupação hoteleira máxima, com o crescimento na procura por casas de temporada.

O São João é uma das festividades mais tradicionais e populares do Brasil, reunindo
milhares de pessoas em diversas cidades do país para celebrar a cultura nordestina e suas tradições. Além de ser uma festa culturalmente rica, o São João também movimenta a economia das regiões onde é celebrado, gerando empregos e aquecendo o comércio local.

Nessa reportagem, a nossa equipe foi até a feira de São Joaquim, em Salvador, e até a feira de Candeias, localizada na região metropolitana, para saber os preços dos
tradicionais ingredientes juninos e os artesanatos. Além do comércio, também fomos na tradicional quermesse e nos shows. 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *